O que é o Método ABA (Análise de Comportamento Aplicada)?

fevereiro 17, 2020
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O que é Análise de Comportamento Aplicada? 

A Análise Comportamental Aplicada (ABA) é uma terapia baseada na ciência da aprendizagem e do comportamento.

A análise do comportamento nos ajuda a entender:

  • Como o comportamento funciona
  • Como o comportamento é afetado pelo meio ambiente
  • Como ocorre o aprendizado

A terapia ABA aplica nossa compreensão de como o comportamento funciona em situações reais. O objetivo é aumentar comportamentos úteis e diminuir comportamentos prejudiciais ou que afetam a aprendizagem.

Os programas de terapia ABA podem ajudar:

  • Aumentar as habilidades de linguagem e comunicação
  • Melhore a atenção, o foco, as habilidades sociais, a memória e os acadêmicos 
  • Diminuir comportamentos problemáticos

Os métodos de análise do comportamento são utilizados e estudados há décadas. Eles ajudaram muitos tipos de alunos a adquirir habilidades diferentes – de estilos de vida mais saudáveis ​​ao aprendizado de um novo idioma. Os terapeutas usam o ABA para ajudar crianças com autismo e distúrbios relacionados ao desenvolvimento desde os anos 1960.

Como a terapia ABA funciona?

A Análise de Comportamento Aplicada envolve muitas técnicas para entender e mudar o comportamento. ABA é um tratamento flexível:  

  • Pode ser adaptado para atender às necessidades de cada pessoa única
  • Fornecido em muitos locais diferentes – em casa, na escola e na comunidade
  • Ensina habilidades que são úteis na vida cotidiana
  • Pode envolver ensino individual ou instrução de grupo

Reforço positivo

O reforço positivo é uma das principais estratégias utilizadas na ABA.

Quando um comportamento é seguido por algo que é valorizado (uma recompensa), é mais provável que uma pessoa repita esse comportamento. Com o tempo, isso incentiva mudanças positivas de comportamento.

Primeiro, o terapeuta identifica um comportamento objetivo. Cada vez que a pessoa usa o comportamento ou a habilidade com sucesso, recebe uma recompensa. A recompensa é significativa para o indivíduo – exemplos incluem elogios, um brinquedo ou livro, assistir a um vídeo, acesso a playground ou outro local e muito mais.

Recompensas positivas incentivam a pessoa a continuar usando a habilidade. Com o tempo, isso leva a uma mudança significativa de comportamento. 

Antecedente, Comportamento, Consequência

Compreender antecedentes (o que acontece antes que um comportamento ocorra) e consequências (o que acontece depois do comportamento) é outra parte importante de qualquer programa ABA.

As três etapas a seguir – os ” AB-Cs ” – nos ajudam a ensinar e entender o comportamento:

  1. Um antecedente : é isso que ocorre logo antes do comportamento do alvo. Pode ser verbal, como um comando ou solicitação. Também pode ser físico, como um brinquedo ou objeto, ou uma luz, som ou outra coisa no ambiente. Um antecedente pode vir do ambiente, de outra pessoa ou ser interno (como um pensamento ou sentimento).
  2. Um comportamento resultante : esta é a resposta da pessoa ou falta de resposta ao antecedente. Pode ser uma ação, uma resposta verbal ou outra coisa.  
  3. Uma conseqüência : é isso que vem diretamente após o comportamento. Pode incluir reforço positivo do comportamento desejado ou nenhuma reação por respostas incorretas / inadequadas.

Observar os AB-Cs nos ajuda a entender:

  1. Por que um comportamento pode estar acontecendo
  2. Como diferentes consequências podem afetar se é provável que o comportamento aconteça novamente

EXEMPLO:

  • Antecedente: o professor diz: “É hora de limpar seus brinquedos” no final do dia.
  • Comportamento: O aluno grita “não!”
  • Consequência: o professor remove os brinquedos e diz: “Ok, todos os brinquedos estão prontos.”

Como a ABA pode ajudar o aluno a aprender um comportamento mais apropriado nessa situação?

  • Antecedente: O professor diz “hora de limpar” no final do dia.
  • Comportamento: O aluno é lembrado de perguntar: “Posso ter mais 5 minutos?”
  • Consequência: o professor diz: “Claro que você pode ter mais 5 minutos!”

Com a prática contínua, o aluno poderá substituir o comportamento inadequado por um que seja mais útil. Essa é uma maneira mais fácil para o aluno obter o que precisa!

O que um programa ABA envolve?

Bons programas ABA para autismo não são “tamanho único”. O ABA não deve ser visto como um conjunto fixo de exercícios. Em vez disso, cada programa é escrito para atender às necessidades de cada aluno.

O objetivo de qualquer programa ABA é ajudar cada pessoa a trabalhar em habilidades que as ajudarão a se tornarem mais independentes e bem-sucedidas no curto e no futuro.

Planejamento e avaliação contínua

Um analista de comportamento qualificado e treinado (BCBA) projeta e supervisiona diretamente o programa. Eles personalizam o programa ABA de acordo com as habilidades, necessidades, interesses, preferências e situação familiar de cada aluno. 

O BCBA começará fazendo uma avaliação detalhada das habilidades e preferências de cada pessoa. Eles usarão isso para escrever objetivos específicos de tratamento. Metas e preferências familiares também podem ser incluídas.

As metas de tratamento são escritas com base na idade e no nível de habilidade da pessoa com TEA. Os objetivos podem incluir diversas áreas de habilidades, como:

  • Comunicação e linguagem
  • Habilidades sociais
  • Autocuidado (como tomar banho e ir ao banheiro)
  • Brincadeira e lazer
  • Habilidades motoras
  • Aprendizagem e habilidades acadêmicas

O plano de instruções divide cada uma dessas habilidades em etapas pequenas e concretas. O terapeuta ensina cada passo, um por um, do simples (por exemplo, imitando sons únicos) ao mais complexo (por exemplo, conversando).

O BCBA e os terapeutas medem o progresso coletando dados em cada sessão de terapia. Os dados os ajudam a monitorar o progresso da pessoa em direção às metas de forma contínua.

O analista de comportamento se reúne regularmente com familiares e funcionários do programa para revisar informações sobre o progresso. Eles podem planejar com antecedência e ajustar os planos e metas de ensino, conforme necessário.

Técnicas e Filosofia da ABA

O instrutor usa uma variedade de procedimentos ABA. Alguns são dirigidos pelo instrutor e outros são dirigidos pela pessoa com autismo.

Pais, familiares e cuidadores recebem treinamento para que possam apoiar o aprendizado e a prática de habilidades ao longo do dia.

A pessoa com autismo terá muitas oportunidades para aprender e praticar habilidades todos os dias. Isso pode acontecer em situações planejadas e naturais. Por exemplo, alguém aprendendo a cumprimentar os outros dizendo “olá” pode ter a chance de praticar essa habilidade na sala de aula com o professor (planejado) e no recreio no recreio (que ocorre naturalmente).

O aluno recebe uma abundância de reforço positivo por demonstrar habilidades úteis e comportamentos socialmente adequados. A ênfase está nas interações sociais positivas e na aprendizagem agradável.

O aluno não recebe reforço por comportamentos que prejudicam ou impedem o aprendizado.

ABA é eficaz para pessoas de todas as idades. Pode ser usado desde a primeira infância até a idade adulta!

Quem fornece serviços ABA?

Os programas de terapia da ABA também envolvem terapeutas ou técnicos de comportamento.  Eles trabalham diretamente com crianças e adultos com autismo para praticar habilidades e trabalhar em direção aos objetivos individuais. Você pode ouvi-los referidos por alguns nomes diferentes: terapeutas comportamentais, terapeutas de linha, tecnologia do comportamento etc.

 

Qual é a evidência de que a ABA funciona?

O ABA é considerado um tratamento de melhores práticas baseado em evidências pelo US Surgeon General e pela American Psychological Association. 

“Baseado em evidências” significa que a ABA passou em testes científicos de sua utilidade, qualidade e eficácia. A terapia ABA inclui muitas técnicas diferentes. Todas essas técnicas se concentram nos antecedentes (o que acontece antes que um comportamento ocorra) e nas consequências (o que acontece depois do comportamento). 

Mais de 20 estudos estabeleceram que a terapia intensiva e de longo prazo usando os princípios ABA melhora os resultados para muitas, mas nem todas as crianças com autismo. “Intensivo” e “longo prazo” referem-se a programas que fornecem 25 a 40 horas por semana de terapia por 1 a 3 anos. Esses estudos mostram ganhos no funcionamento intelectual, desenvolvimento da linguagem, habilidades de vida diária e funcionamento social. Estudos com adultos que usam os princípios da ABA , embora em menor número, mostram benefícios semelhantes.

A ABA está coberta por convênios? 

Muitos tipos de convênios de saúde privado estão aceitando o método ABA. Isso depende de que tipo de convênio que você possui, entre em contato conosco e consulte!

Fonte: autismspeaks

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